terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Um guia digno da Cidade das Flores





Sobre Garanhuns, escreveu, certa feita, o poeta local Ronildo Maia Leite: "O céu existe. Entre sete colinas. Garanhuns é de lá..."

Tinha razão. A Terra do Clima Maravilhoso é, de fato, um pedacinho do céu na terra, mas, infelizmente, ainda padece de uma grande indiferença quanto à disponibilização de informações de qualidade sobre seus atrativos, de modo a proporcionar àqueles que a visitam um conhecimento para além do "copiar-colar" tão em voga na Internet.


Assim, acaba que a seguinte situação costuma-se repetir com frequência pelos ajardinados espaços públicos da Enevoada Pérola Fugidia: "Oh, um Relógio de Flores! Que bonito! Que ideia brilhante! Mas quem a teve? Aliás, por que um Relógio de Flores?"


E, ante a ausência de respostas, o turista acaba tendo de se conformar com o dissabor do silêncio.


Mas Garanhuns merece boas respostas e as tem de sobra para dar. É que ela não é apenas a Terra das 7 Colinas altaneiras que, como Roma e Lisboa, tanto a orgulham.

É também uma terra que faz bem aos 5 sentidos: Cidade das Flores (visão), do inebriante cheiro dos eucaliptos (olfato), do bucólico canto das cigarras (audição), do artesanal sabor dos chocolates (paladar) e do serrano frio de até 4ºC (tato).

Uma terra, e disso pouca gente sabe, rica em acontecimentos históricos de repercussão nacional e internacional, como a resistência negra do Quilombo dos Palmares; a tragédia política da Hecatombe, coroando a época do coronelismo; e um dos 3 únicos casos de assassinato de um bispo (o futuro santo Dom Expedito Lopes) por um padre em toda a trajetória da Igreja Católica.

Terra, também, de personagens ilustres como a matriarca Simoa Gomes, o intelectual Ruber van der Linden, o escritor Luís Jardim, o mestre sanfoneiro Dominguinhos e o ex-Presidente Lula, que nasceu no antigo Distrito de Caetés.

É, enfim, a Suíça Pernambucana, com seu famoso Relógio de Flores a igualá-la a suas congêneres Berna, Genebra e Zurique; e rincão do charmoso Festival de Inverno, um dos maiores eventos multiculturais do país, distinguindo-a, exuberante, em meio à aridez do Agreste nordestino.


O objetivo do Guia Garanhuns é, portanto, o de ajudar aqueles que desejam conhecer o Destino Turístico Garanhuns - e prestar o serviço também aos seus habitantes, que muitas vezes desconhecem os eventos de sua própria História -, aportando informações com o mínimo de profundidade necessária à compreensão das belas atrações que a Terra de Simoa tem a oferecer.


Prepare-se para essa deliciosa viagem!

5 comentários:

  1. Adorei e super apoio a ideia. Só agora tomei conhecimento do blog, mas prometo ler o que já foi publicado e acompanhá-lo. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Ígor.
    Me chamo Thalles, sou de Olinda, mas sou um completo apaixonado por Garanhuns.
    Todos os anos levo minha família para passar o natal aí. Sempre nos hospedamos no Mosteiro. Mas esse ano infelizmente, ao ligar essa semana, descobri que não tinha mais vagas. Foi aí que conheci teu blog que tem sido de grande valor Já reservei dois quartos no Ipanema Hotel graças a você. Obrigado!
    Um amigo meu que ficou hospedado no sesc, me falou sobre um passeio a um sítio que produz mel. Bem, você conhece esse lugar? como faço pra chegar lá?
    Já conheço vários pontos turisticos da cidade com a minha familia, queria fazer algo diferente.
    Se vc puder me ajudar te agradeço.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Parabéns!
    Maria Angela Figueira - Recife

    ResponderExcluir
  4. Igor boa tarde.
    Me chamo Miriam e estou a procura de uma pessoa que voltou a morar em Garanhuns em 1980, porém as unicas informações que possuo é que seu Primeiro nome é Jeronimo e que voltou pra morar proximo a rodoviaria da cidade isto a 33 anos atras.
    Gostaria que me ajudassem por favor.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Qual o onibus passa no relógio das flores

    ResponderExcluir